Mensagem do Presidente

Empreendedorismo e Inovação

A mudança, para a maioria das pessoas, é encarada como uma situação de medo e angústia, pois ocorre uma desestabilização do que até então era considerada a rotina do dia-a-dia. Os empreendedores ao contrário, em todas as épocas, tinham na mudança uma visão diferente, ou seja, mudança para o empreendedor representa oportunidade para inovar e agregar valor aos produtos e serviços.

O espírito empreendedor no contexto de mudanças e avanços tecnológicos, é uma das características importantes para o sucesso profissional.

As inovações tecnológicas cada vez mais estão acelerando a competitividade entre as organizações. As novas ferramentas que surgem a todo o momento, deve ser maximizada. Por isso, necessita-se de pessoas capacitadas com percepções acuradas para identificar as oportunidades de mercado.

As empresas também devem adequar as estruturas e as filosofias administrativas a nova realidade do mercado, ou seja, deve-se propiciar um ambiente onde as pessoas possam participar ativamente nas discussões sobre a melhor a maneira de se realizar determinada tarefa.

Em tempos de crise, infelizmente as pequenas e médias empresas primeiramente demitem funcionários para redução de custo. As empresas também estão substituindo pessoas com salários mais altos por outras com salários mais baixos para evitar cortes maiores.

Cada vez mais nós temos que efetivamente representar as nossas empresas, os empreendedores. O associativismo é diferente dos sindicatos, onde as empresas têm liberdade de optar por estar presentes na entidade de classe. Percebemos que nossos filiados estão buscando resultado, eles se associam e estão mais participativos, pois entendem que sozinho não alcançam resultados. Acho que a crise está fortalecendo a união empresarial, estão surgindo novas lideranças principalmente empreendedores jovens e isso é um fator positivo.

Associativismo, desenvolvimento e Cidadania, não são três palavras , mas três forças que quando se entrelaçam formam a fusão que tem a capacidade de mudar a realidade, criar futuros promissores, enfim, melhorar a qualidade de vida das nossas comunidades.

Empresário, você move o mundo, se você deseja um país melhor, um estado melhor, uma cidade melhor, uma instituição mais presente, atuante e admirada, uma empresa mais competitiva, eficiente e rentável seu papel de cidadão é participar, seja você a face humana do associativismo, trabalhe pela sua empresa, mas deixe um legado para as gerações futuras de uma comunidade mais próspera e feliz. Seja você a mudança que quer no mundo.

Juliano Toppel
Presidente
Biênio 2016-2018