Sistema ACE

O Sistema das Associações Comerciais e Empresariais no Brasil

O sistema associativo brasileiro é composto de três níveis, o confederativo em nível de representatividade nacional onde atua a CACB - Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil.

Ainda Temos nos estados o nível Federativo onde em cada estado uma federação foi constituída, no caso do Paraná, somos representados na esfera estadual pela FACIAP - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná.

Ainda temos a Figura das Coordenadorias Regionais, que aglutinam as Associações Comerciais de forma regional buscando representa-las e coordena-las nas suas demandas regionais.

Enfim na base do sistema associativista formado pelas Associações Comerciais e Empresariais em cada cidade,entidades que agregam profissionais liberais, autônomos, microempreendedores, microempresários, pequenos médios e grandes empresários todos em busca do objetivo comum de criar o ambiente propício ao fortalecimento do regime econômico local.

O sistema associativista proposto pelas Associações Comerciais e Empresariais e ímpar na sociedade pela capilaridade que apresenta em todo Brasil pois é o único sistema associativista que possui entidades físicas em mais de 2000 unidades da federação.

Já no Paraná o sistema associativo das Associações Comerciais e Empresariais conta coma mais de 280 entidades ativas em todas as regiões do estado.

Outro grande diferencial do Sistema das Associações Comerciais e Empresariais é a capacidade que estas demonstram em  prestar serviços aos seus associados.