ASSOCIATIVISMO E SUAS VANTAGENS

No mundo de hoje, absolutamente competitivo, falar de cooperação é algo não muito comum. E não é pra menos! O surgimento de novas empresas têm sido exponencial, MEIs, EIRERLI, ME, LTDA são siglas cada vez mais comuns. O Brasil tem sido reconhecido mundialmente como um dos países maior número de empreendedores per capita.

Vale dizer que as pessoas empreendem por diversos motivos. Muitos empreendem pelo sonho de ter algo seu, relevante, que traga realização e renda. Outros empreendem porque encontram uma oportunidade no mercado, que precisa ser preenchida, e acabam criando soluções de valor. Outros empreendem pela necessidade. Pessoas que por algum motivo não conseguem recolocar-se no mercado de trabalho, ou que por algum motivo foram demitidas de seus empregos, ou outras razões.
E, vale dizer, muitos que ainda permanecem na informalidade, e essas empresas “invisíveis” acabam trazendo, em alguns casos, valores muito discrepantes, qualidade e processos duvidosos. Evidentemente, muitas delas são competentes e em algum momento buscam a formalização.
Nesse ecossistema, a competitividade e a concorrência se tornam muito mais acirradas e, em grande parte dos casos, não há um diálogo entre os players.

O associativismo acaba, em essência, indo contra essa lógica.
Se trata de apoio mútuo, envolvimento, oferecer e receber em troca. Nele concorrentes começam a se ver como possíveis aliados e talvez até parceiros. É fato que há competição, mas não sem lealdade. Quando entra o associativismo, se eu não tenho algo a oferecer ao consumidor, indico aquele que tem, sabendo que em outro momento, o mesmo vai acontecer no sentido inverso.
Se trata de dividir conhecimento, buscar soluções em conjunto, apresentar algo novo em que todos podem ser beneficiados, discutir a melhor forma de contribuir e cobrar as autoridades e o estado. E o mais importante: fazer e ser parte de algo maior!

É assim que se pode mudar, de fato, a nossa realidade para algo melhor. Quando estamos juntos somos mais fortes, é como pensar em uma brasa separada das outras. Sua força vai diminuindo até se apagar, mas juntas alimentam um fogo que nunca teriam sozinhas. O esforço individual e necessário, mas cooperar e associar torna o caminho mais fácil.

A ACICLA tem oferecido essa oportunidade aos seus associados. Há mais de 75 anos, estamos unindo empreendedores buscando agregar junto, valor para todos. E quando a gente muda, o mundo muda com a gente!

Seja bem vindo ao Associativismo, bem vindo à ACICLA!

2021-07-16T09:02:33-03:00